31/07/2017 - Nosso bairro
Operações, Revitalizações e Obras



 OPERAÇÃO EM OBRAS ABANDONADAS

   No dia (20/julho), a Administração Regional de Águas Claras em conjunto com a Polícia Civil e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital- Novacap realizaram uma grande operação para retirada de moradores de rua, que se alojavam em obras abandonadas de Águas Claras. A operação ocorreu em duas obras localizadas na Quadra 101 e Quadra 102.       A ação tem como objetivo coibir tais moradias irregulares, como também zelar pela segurança dos moradores da região. Foram realizados os cercamentos dos locais, como também, toda a limpeza, visando combater focos de mosquito da dengue. A fiscalização para evitar esse tipo de prática será constante na região.

 

 

ÁGUAS CLARAS RECEBERÁ PRIMEIRO POSTO DE VACINAÇÃO NA PARTE VERTICAL

   A população de Águas Claras em breve terá seu primeiro posto de vacinação da parte vertical. A Administração Regional atendendo os anseios da população, já concluiu a legalização e a reforma física do posto de vacina, que ficará localizado na Rua 14 sul, em frente ao Colégio Sigma.

   Com a parte legal e estrutural pronta, a Secretaria de Saúde já disponibilizou servidores para o atendimento no local. Os profissionais se encontram em treinamento na Clínica da Família, no Areal.

   A previsão é que a inauguração seja feita até o mês de agosto, assim que forem concluídas as últimas tratativas quanto à vigilância e a limpeza diária do local.

 

 

OPERAÇÃO PARA RETIRADA DE MORADORES IRREGULARES

   Na terça-feira (18/07), a Administração Regional de Águas Claras em conjunto com a Polícia Civil e a Novacap, realizaram uma operação para retirada de moradias irregulares atrás do atacadista Dia a Dia e do Colégio Leonardo Da Vinci, próximo à uma das principais entradas de Águas Claras. A operação tem como objetivo coibir tais moradias e moradores em situações de risco. Foi executada também a limpeza de todo o local. A fiscalização para evitar esse tipo de prática é constante em todo o Distrito Federal.

 

Fotos: Equipe de obras/RAXX.

OBRAS A TODO VAPOR

   As obras para melhoria no trânsito na Rotatória da Rua Copaíba com a Avenida Araucárias estão a todo vapor. As ações estão sendo executadas pela Administração Regional de Águas Claras em conjunto com o Departamento de Estradas e Rodagem- DER, e com o apoio do Departamento de Trânsito, da Novacap e da Deputada Distrital Telma Rufino.

   A obra é de extrema importância, pois é um dos principais acessos a Região Administrativa, apresentando grande retenção de veículos nos horários de maior fluxo de automóveis. O projeto para melhoria no trânsito contempla a criação de uma terceira faixa de rolamento na rotatória, onde atualmente existe apenas duas.

   Outra adequação importante acontecerá na Avenida Jequitibá, onde ocorrerá a criação de um cruzamento exclusivo na Rua Copaíba sentido Taguatinga Shopping. Também será construído um retorno na Avenida Araucárias próximo ao lote 4155, entre a Rua Copaíba com a Rua Araçá. Essas intervenções vão evitar que os veículos utilizem da rotatória para contorno, o que vai reduzir significativamente o fluxo de veículos no local. Uma faixa exclusiva também será criada na Avenida Araucárias passando pela Rua Araçá, Rua Copaíba e Taguatinga Shopping.

  Todas as obras que estão sendo executadas são em atendimento às demandas da população e das lideranças da cidade.

 

Fotos: Mardônio Vieira

 

 

ÁGUAS CLARAS INICIA PLANEJAMENTO PARA O PROGRAMA CIDADES LIMPAS

   Em atendimento aos anseios da população, o programa Cidades Limpas, coordenada pela Secretaria das Cidades em conjunto com a Administração Regional de Águas Claras, deverá estar na região entre os dias 14 a 25 de agosto, para executar ações de limpeza e manutenção em toda a região administrativa.

   As ações planejadas para a região incluem manutenção da iluminação pública, demarcação de vagas de estacionamento, limpeza de bocas de lobo, poda de árvores, roçagem de áreas verdes, retirada de entulho, remoção de carcaças de carros abandonados, pintura e repintura de meios-fios, quebra-molas e faixas de pedestres, além de vistorias e limpezas em prédios e buracos de obras abandonados, visando o combate aos criadouros do Aedes aegypti (transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus), como também a segurança em geral.

   O programa tem a integração de vários órgãos do governo de Brasília e a participação das lideranças comunitárias e da população.

   A população poderá ajudar no processo de planejamento enviando sugestões de manutenção pelo e-mail ascom.aguasclaras@gmail.com até o dia 04 de agosto.

   Qualquer dúvida ou informação entre em contato pelo telefone: 3383-8917

 

 

 

REVITALIZAÇÃO EM ARNIQUEIRA

   Após articulação da Administração Regional de Águas Claras e da Deputada Distrital Telma Rufino, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou a pintura de faixas de pedestres e quebra-molas, no Setor Habitacional Arniqueira, na manhã da quinta-feira (13/julho). As faixas de pedestres foram implantadas em áreas escolares, por serem pontos de grande fluxo, visando prezar pela segurança dos que transitam pela região. A revitalização era uma demanda antiga dos moradores e estudantes locais.

 

 

GOVERNO DE BRASÍLIA REALIZA 3ª AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LUOS

   O Governo de Brasília realizou no dia 15 de julho, a terceira e última audiência pública sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo do DF, a LUOS. O evento aconteceu no auditório da Unidade Acadêmica do campus de Ceilândia da Universidade de Brasília.

   A LUOS tem o objetivo de orientar a atuação das diversas instâncias do poder público e do setor privado na configuração do espaço urbano. Por um lado, a lei fornecerá as bases consistente para a fiscalização e o controle urbano, e por outro, criar um ambiente claro e seguro para novos empreendimentos e edificações. Desde o início da atual gestão, o executivo adotou o desafio de construir uma nova LUOS com efetiva participação social.

   Desde 2016, somados aos trabalhos técnicos da Secretaria de Gestão do Território (Segeth), que está elaborando a lei, foram diversificadas as possibilidades de participação popular. Já foram realizadas duas audiências públicas anteriores, quando a lei exige apenas uma. A Segeth também promoveu quatro consultas públicas virtuais para coletar as contribuições da população sobre o normativo que vai ordenar a legislação dos usos permitidos no interior dos lotes e os parâmetros de edificação. Entre os dias 17 de junho e 1º de julho ainda foram realizadas Consultas Públicas Presenciais nas 24 Regiões Administrativas abrangidas pela LUOS.

   Uma Câmara Temática também foi instituída e tem auxiliado na redação do texto, sendo composta por técnicos e sociedade civil organizada. O trabalho da câmara tem sido documentado e disponibilizado na íntegra e já soma 27 reuniões de trabalho. Após a audiência, a Segeth vai consolidar as contribuições na minuta da LUOS que será encaminhada pelo Governo de Brasília à Câmara Legislativa do DF (CLDF).

   A Lei de Uso e Ocupação do Solo é um instrumento complementar do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e, como tal, deve estar compatibilizada com o Plano Diretor. Os parâmetros de uso e ocupação definidos para cada localidade devem refletir as proposições do PDOT contidas nas estratégias de ordenamento territorial.

  

 17º BPM REALIZA MAIS UMA MEGA OPERAÇÃO NA REGIÃO

   Quase 50 policiais e mais de 10 viaturas, incluindo bases móveis, foram usadas durante toda a sexta-feira (22/julho) em Águas Claras, Arniqueiras, ADE, Areal e Vicente Pires, numa ação que se estenderá pelos próximos dias. Estrategicamente planejada, de acordo com a mancha criminal, a operação não poupou automóveis, motocicletas, ônibus, bicicletas e até transeuntes em abordagens durante todo o dia. A população aplaude mais esta iniciativa da PM e sente-se segura com os militares nas ruas. Parabéns ao comandante do 17º BPM e a todos os componentes do quartel de Águas Claras.


 

 

 




| Mais
Comentários
Comente
Nome:

Email:
não será publicado
Comentário:

Chave:
Enquete
 
Você é a favor de Barreiras Eletrônicas ao longo da Avenida Araucárias?




Votar    Ver resultados
 
Jornal de Águas Claras
© Todos Direitos Reservados