09/01/2014 - Dica do mês
10 dicas para atrair e reter profissionais mais t



 10 dicas para atrair e reter profissionais mais talentosos.  A décima tem custo zero, mas a maioria não a pratica.

 

Um dos maiores desafios do empreendedor, no seu dia a dia, é manter a sua equipe por muito tempo na empresa. O Departamento de Pessoal tem dificuldade cada vez maior em cumprir essa missão. Se nas grandes empresas com uma estrutura organizada, este desafio é enorme, por outro lado, nas pequenas empresas, onde existe “EUQUIPE”, cujo dono faz tudo, é um pouco mais complicado.

Por isso, seguem as nossas dicas.

 

1.      Organização: seja extremamente organizado em todos os processos da sua empresa e tenha um padrão de comportamento coerente com os seus discursos no dia a dia. Deixe bem claro quais são os seus valores pessoais, propósito empresarial e contrate as pessoas com os mesmos propósitos da sua empresa.

 

2.      Delegação: delegue tarefas de forma escrita e dê exemplo de como fazê-las na prática. Explique o propósito de cada uma e faça o colaborador sentir-se o dono da atividade, delimite o campo de atuação e a sua autonomia.

 

3.      Cultive sonhos: uma pessoa que sonha é mais motivada para trabalhar. Por isso é importante proporcionar aos colaboradores a oportunidade de conseguirem realizar o sonho deles, e assim irão contribuir mais para a realização do sonho empresarial.

 

4.      Estímulo à inovação e à criatividade: valorize a inovação e a criatividade do colaborador. A existência de um ambiente em que os colaboradores possam ser ouvidos e fazer sugestões é importante para o desenvolvimento da empresa.

 

5.      Condições adequadas de trabalho: forneça ferramentas adequadas. Mantenha atualizadas as ferramentas de trabalho de forma a proporcionar segurança, qualidade de vida e satisfação na execução das atividades.

 

6.      Políticas de incentivo adequadas: as pessoas se submetem com maior satisfação ao trabalho se receberem os estímulos e incentivos que esperam, de acordo com o esforço realizado.

 

7.      Estímulo ao aprendizado: o aprendizado é um dos mais importantes estímulos e fator motivador para uma pessoa, pois reflete não apenas o conhecimento, mas também a possibilidade de desenvolvê-lo.

 

8.      Respeito e cordialidade: o ambiente de trabalho é um local sério, e as relações entre as pessoas, independentemente da sua posição hierárquica, devem primar pelo respeito e pela cordialidade entre as pessoas.

 

9.      Transparência: a empresa deve mostrar seriedade e transparência nos seus atos, de maneira que os colaboradores sintam-se respeitados e valorizados, e assim possam transmitir esta postura ao público externo.

 

10.  Elogio: é sempre importante reconhecer e fazer com que as pessoas se sintam reconhecidas e elogiadas. Reprima o colaborador em privado e elogie-o em público. Isso é uma das melhores maneiras de estimular e valorizar as pessoas.

 

Não existe uma fórmula mágica ou segredo que consiga atrair e reter totalmente as pessoas, haja vista que cada uma delas possui um perfil próprio e interesses particulares. Contudo, seguindo essas simples dicas, as pessoas irão sentir-se motivadas e trabalharão com mais vontade na empresa.

 




| Mais
Comentários
Comente
Nome:

Email:
não será publicado
Comentário:

Chave:
Enquete
 
Você é a favor de Barreiras Eletrônicas ao longo da Avenida Araucárias?




Votar    Ver resultados
 
Jornal de Águas Claras
© Todos Direitos Reservados