19/07/2013 - Saúde
Um mal mais comum do que se pensa



 Um mal mais comum do que se pensa

Olhos vermelhos e marejados podem ser um alerta de Conjuntivite,  antes mesmo de procurar o profissional da área, algumas providências podem ser tomadas, entenda mais sobre a doença.

Da redação

Supervisora em uma instituição que cuida de crianças de 0 a 03 anos de idade, localizada em Águas Claras, Leila Gomes, 42, conta que no mês de julho foi comum a ausência de alguns pequenos na instituição devido a Conjuntivite. A profissional, que também é técnica de enfermagem, explica que a doença é muito comum em crianças de todas as idades, e mais comum ainda na rotina das grandes cidades. Uma vez constatada, é importante que se tome cuidados especiais.

 

 Olhos vermelhos e marejados podem ser um alerta de que a conjuntiva, aquela membrana que reveste a parte branca do globo ocular, que é rica em minúsculos vasos sangüíneos, pode está prestes a inflamar. A conjuntivite só é contagiosa quando provocada por vírus ou bactérias. Segundo especialistas, há casos em que esses dois agentes podem agir em conjunto. Isso porque, o tipo viral, pode facilita a evolução de uma infecção bacteriana. Por isso sempre que constatada a doença, principalmente em crianças, é importante o afastamento desta e do adulto de suas atividades por, pelo menos, uma semana (quando contagiosa), sendo assim o oftalmologista poderá fornecer atestado médico.

 

Mesmo não tendo o conhecimento de todos os tipos de Conjuntivite existentes, tome as primeiras medidas necessárias no caso de contrair a doença, e em todo caso mantenha certa distância de quem está com os olhos visivelmente irritados e com coceiras. Consulte o oftalmologista assim que surgirem os primeiros sinais. Antes mesmo de procurar o profissional da área, algumas providências podem ser tomadas para atenuar os sintomas da Conjuntivite, como:

1) Não coçar os olhos, e não deixar as crianças coçarem os olhos, principalmente com as mãos sujas. Compressas frias são eficientes para amenizar a coceira e demais sintomas.

2)Limpar a parte externa dos olhos com um algodão com água fervida e morna, soro fisiológico ou água boricada.

3)Reforçar a sua alimentação e a da criança com um cardápio rico em Vitamina C, também pode contribuir para evitar a inflamação.

 

 

 

 




| Mais
Comentários
Comente
Nome:

Email:
não será publicado
Comentário:

Chave:
Enquete
 
Você é a favor de Barreiras Eletrônicas ao longo da Avenida Araucárias?




Votar    Ver resultados
 
Jornal de Águas Claras
© Todos Direitos Reservados